RSS

Os andares da Floresta


A floresta é como uma grande cidade, cheia de casas e prédios de vários andares, em que cada árvore é um prédio. Ela dá alimento, protecção recreio e comida a muitos animais. Quem são os vizinhos desta cidade?


Vamos começar pela CAVE, debaixo da terra, onde a raposa cava a sua toca sob as raízes de uma grande ávore. É vizinha da toupeira, silenciosa durante o dia e trabalhadora à noite, que de vez em quando come uns insectos que vivem ao lado.

O texugo faz galerias debaixo das árvores, assim como os coelhos. Também o rato e ouriço-cacheiro são vizinhos simpáticos.


A seguir vem o RÉS DO CHÃO, que está ao nível do solo. Lobos, javalis, cavalos, cabras e corças dividem este espaço, mas as relações de visinhança não são as melhores. Aqui podemos encontrar ervas fresquinhas para comer, algumas medicinais e aromáticas e plantas altas para se esconderem e dormirem.


Logo acima temos o 1.º ANDAR, na zona inferior das árvores, tais como os tronos grossos e também os arbustos e as árvores pequenas.

Nesta zona, aves como o melro, o mocho, a coruja e os insectos comem e dormem. A joaninha come os pulgões da folhagem, o pica-pau faz buracos no tronco e o escaraelho faz o ninho na casca, voanado de noite.


No 2.º ANDAR, a meio das ávores, temos os passarinhos que constroem os seus ninhos e os esquilos que se abrigam na folhagem e armazena a comida em buracos, no tronco.


No 3.º ANDAR, ou sótão, vemos insectos e aves no topo das árvores, a espreitar atentamente a paisagem e a coscuvilar a vida dos vizinhos.


Pr fim, temos o TERRAÇO, no céu, onde aves de rapina como a águia e os falcões voam à procura de presas.



In: A minha floresta

0 comentários: