RSS

O conto "A Floresta"


"A Floresta" conta-nos a história de Isabel, uma menina de 11 anos que realiza o sonho de se encontrar com um anão e que percebe que, afinal, o espaço onde habitualmente brinca, a floresta, guarda segredos tão grandes como o da actividade de um bando de salteadores e de um tesouro construído com o Mal que se transforma em Bem. Isabel percebe também, com Cláudio, o professor de Música que é também poeta, e com o próprio anão, o veneno que pode ser a riqueza ou o dinheiro.
É, sem dúvida, um memorável lugar em que o maravilhoso e o equilíbrio imperam.

«As altas copas das árvores formavam uma abóboda verde. Os troncos das bétulas desenhavam na verdura as suas manchas brancas. Não se ouvia voz nem passo humano. As folhas caíam rodopiando devagar em largos círculos e pousavam quase sem ruído na macieza do chão. Aqui e além estalavam ramos secos. Aqui e além um pássaro cantava. Ervas trémulas dançavam à menor brisa. No ar pairava um perfume de maçã de Outono.
A água clara da fonte cantava ao cair de pedra em pedra. Era a mesma fonte onde tanta vez tinham bebido os caçadores estouvados, os bandidos terríveis e os sábios anões tão alegres e tão sisudos.»
In: "A Floresta" de Sophia de Mello Breyner Andresen

0 comentários: