RSS

Área de Projecto: "100 anos da República"


Mais uma vez, as turmas A2, A3 e A4 desta escola foram ao Museu dos Terceiros desenvolver actividades no âmbito deste projecto, realizando construções de adereços ligados à Monarquia e à República.
Todos participaram com grande emprenho e entusiasmo e os adereços confeccionados ficaram muito bonitos.

Plano Nacional da Leitura




As turmas A2, A3 e A4 trabalharam as fadas, tema que vai de encontro ao Plano Nacional de Leitura. Foi um trabalho em que os alunos se sentiram autênticas fadas/reis e os resultados foram estes belos trabalhos!

Projecto Ilídio Pinho

Alguns professores do 3.º ciclo estão a desenvolver este projecto em articulação com o 1.º ciclo. Envolvidas estão uma turma de cada ano de escolaridade. O projecto contribuirá para a implementação do Ensino Experimental das Ciências - ramo Física, no 1.º CEB, com actividades relaccionadas com problemáticas actuais e situações do dia-a-dia, que devem preparar para as aprendizagens do 3.º CEB. Tentar-se-á utilizar materiais de baixo custo e de fácil obtenção que permitam desenvolver actividades experimentais que estudem os temas escolhidos.

Hoje tivemos um dia diferente porque as professoras Carla e Né vieram à nossa turma falar do Sol e da Terra. Vimos um power-point alusivo e a experiência do foco a incidir sobre a Terra (globo). Aprendemos que o Sol é muitas vezes maior do que a Terra e que enquanto nós brincamos meninos de outros países dormem e vice-versa. Já sabemos que no movimento de rotação a Terra "roda". Com base nessa aula quisemos mostrar o que aprendemos e fizemos estes lindos desenhos.

Turma A1

"Viajando Pela História, Pela Mão das Histórias" - Turma A5


Estes são os fantoches que os nossos pais criaram a partir das histórias que lemos ,em família. Gostámos muito deles. Os nossos pais são uns verdadeiros artistas, estamos-lhes muito gratos!

O Carnaval visto pelos mais pequenos



Esta é uma bela representação que os meninos da turma A1 fizeram sobre o Carnaval. Parabéns a todos pois, apesar dos seus 6 aninhos, bastante nos surpreendem...

Dia de São Valentim





Este dia não passou a despercebido na nossa Escola. Os alunos fizeram trabalhos alusivos, houve troca de cartinhas entre amigos de turmas diferentes assim como fizeram uma exposição relaccionada com o São Valentim. Estão todos de parabéns: alunos, professores e professores de AECs.

E viva o Carnaval...



Hoje foi o desfile de Carnaval. Nele participaram alunos das escolas de Cabaços, Freixo e Poiares, assim como os meninos dos Jardins de Infância de Cabaços, Calvelo, Freixo, Friastelas e Poiares. O tema do desfile foi trabalhado em conjunto com o PNL (Plano Nacional de Leitura) onde estava presente o sonho, a fantasia, fadas, rainhas, reis,...
Muitas pessoas aguardavam a chegada do desfile para poderem ver todos estes belos disfarces que os seus educandos levavam. Apesar do frio, todos os meninos estavam muito felizes. Foi bonito este espectáculo!

"Viajando Pela História, Pela Mão das Histórias" - Turma A1



Estes são os trabalhos que os pais dos alunos da turma A1 enviaram, baseando-se nas histórias que leram aos seus educandos. Parabéns a todos pelos belos trabalhos que apresentaram!

Cheirinho a Carnaval!



É só passar pelo nosso espaço escolar para ver que já cheira a Carnaval! Os nossos vistosos palhacinhos já estão prontos para a diversão! Estão muito bonitos e deixamos um agradecimento a todos os professores que, quer nas actividades curriculares, quer nas actividades de enriquecimento curricular, deram o seu melhor.

Parabéns à Inês!


A nossa colega Inês fez hoje 7 anitos e fez questão de festejar com os colegas. A mãe dela preparou um belo e delicioso bolo e cantámos-lhe os parabéns. Agradecemos-lhe a fatia de bolo, o sumo e gomas que nos trouxe!

Turma A1

Hora do Conto


Os alunos das turmas do 1.º ano assistiram ao reconto da história sobre fadas. Foi uma actividade planeada pela Biblioteca da Escola e houve bastante exploração por parte da professora Ana Barbosa. Foram momentos em que todos puderam falar sobre as diversas fadas de que gostam. Ficamos agradecidos por estes belos momentos!

Reciclando... rolhas!


Estamos a juntar rolhas para cuidar um pouco mais do nosso ambiente. Já conseguimos imensas rolhas que vão ser entregues na Quinta de Pentieiros. Todos estão de parabéns empenho demonstrado e vamps continuar pois o nosso ambiente merece o melhor.

"Viajando Pela História, Pela Mão das Histórias" - Turma A4



A brincar e a aprender



Hoje estivemos a tentar descobrir quantas vezes o urso Miluú se poderia vestir sem repetir peças, utilizando 2 calções e 2 camisolas. No final fizemos o mesmo para 3 camisolas diferentes e 3 calções. Foi divertido e, no final, aprendemos a organizar o problema.

Turma A1