RSS

A borboleta desastrada (in "Os nossos contos")


Era uma vez uma borboleta que era muito desastrada e distraída. Não se importava com nada.
Um dia ela estava a beber o sumo de uma lata e no fim de beber deitou-a ao chão.
Passado algum tempo, a andorinha Joana encontrou aquela lata e reparou que tinha sido a borboleta a deixá-la lá. Então, decidiu procurá-la.
Quando a encontrou, disse-lhe:
- Borboleta, foste tu que bebeste isto?
- Sim, fui eu. - respondeu a borboleta.
- Deves pôr sempre as latas no ecoponto amarelo, para proteger o ambiente.
- Está bem. - respondeu, desinteressadamente.
E a borboleta lá foi sem prestar atenção ao que a Joana lhe tinha dito, levando a lata e cantarolando até aos ecopontos.
Quando lá chegou, como é desastrada, colocou a lata no ecoponto verde. Foi então que o ecoponto lhe falou:
- Não podes pôr isso em mim!
- Então porquê?
- Porque eu sou o vidrão, apenas guardo o vidro para que se possa reutilizar. O plástico e o metal são no amarelo, como podes ver nas nossas imagens.
- E porque tem de ser nesse?
- Porque é preciso separar o lixo para reciclar e ao fazer isso estamos a ajudar.
- Ajudar o quê? Não estou a perceber?
- A ajudar o nosso planeta. Porque ao fazer isso estamos a evitar a demora da decomposição dos lixos, que poluem a atmosfera.
- Existem mais formas de ajudar?
- Sim, e uma delas é poupando a energia. Para poupar energia podemos utilizar energias naturais, tais como: energia hídrica, biomassa, solar, eólica, geotérmica e maremotriz.
- Ena pá, exitem mesmo muitas formas de melhorar o ar que me ajuda a viver! A partir de agora vou estar mais atenta às minhas acções.
Todos os animais repararam na mudança da borboleta, começando todos eles a fazer também o mesmo.
A Joana ficou muito orgulhosa da sua amiga borboleta.
Autor: Diogo Barbosa
Ilustradores: José Felgueiras, Hugo Sousa

Um dia com os "doutores" do Jardim!

Os meninos finalistas dos Jardins de Infância de Calvelo, Friastelas, Freixo e Sandiães passaram pela nossa sala. Foi interessante o trabalho realizado em conjunto. Gostámos muito das actividades desenvolvidas e da amizade que fizemos! São eles os herdeiros das nossas cadeiras!
Turma A7

Escritor a valer!



O Diogo da turma A4 fez um trabalho muito interessante para oferecer à professora. Imaginem que escreveu algumas histórias e compôs um pequeno livro. Pediu ajuda aos colegas Zé e Hugo para a ilustração e surgiu uma bela obra... Brevemente daremos a conhecer algumas dessas histórias, por sinal muito criativas!
Parabéns a estes meninos que prometem imenso!

Navegando no Rio Douro...

Hoje tivemos a visita de estudo da nossa escola. Foi maravilhoso disfrutar de um agradável passeio de barco rabelo, assim como a visita ao aeroporto. Agradecemos a todos quantos nos proporcionaram estes belos momentos!

Eco-Código



Finalmente, ficou concluído o nosso Eco-Código. Da criatividade e empenho de todos os alunos da turma A2 resultou este cartaz bem original. Parabéns a todos eles.

O nosso barquinho


Não sei se sabem, mas na próxima terça-feira, 23 de Junho, temos a nossa visita de estudo. E, como tal, todos os meninos e meninas da nossa escola fizeram uma pulseirinha de identificação bem original.
Como ficou graciosa!

Esculturas de sabão



Por vezes a originalidade e a criatividade estão onde menos esperamos. Por isso, resolvemos fazer uma experiência: um escultura em sabão.

Pedimos oas pais um pouco de sabão e, com a ajuda de uma faca, começamos a esculpir. Estes foram alguns dos resultados.

Verdadeiramente fantástico, não acham?
Turma A4

10 de Junho - Dia de Portugal


Luís de Camões morreu neste dia em 1580 e é a razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Mas não é só Camões que representa o nosso país. Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história. Ora repara:

A Bandeira Nacional é dividida na vertical com duas cores fundamentais: verde escuro do lado esquerdo (ocupando dois quintos) e encarnado à direita (ocupando três quintos).

E as suas cores? O que significam?

- o vermelho é uma cor de força, coragem e alegria, que representa o sangue derramado pelos portugueses;
- o verde, a cor da esperança e do mar, foi escolhida em honra de uma batalha onde esta cor deu a vitória aos portugueses.

Ao centro, sobre as duas cores, tem o Escudo das Armas Nacionais, e a Esfera Armilar Manuelina, em amarelo e avivada de negro.
Simboliza as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.

E as restantes cores, significam o quê?
Parece que houve muitas discussões por causa delas!

Acabou por se decidir que:
- o branco representa a paz;
- o Escudo lembra a defesa do território;
- as Quinas, a azul, representam as primeiras batalhas na conquista do País (diz-se que são os cinco reis mouros vencidos na Batalha de Ourique por D. Afonso Henriques);
- cada quina contém cinco pontos brancos: as cinco chagas de Cristo que ajudou D. Afonso Henriques a vencer esta batalha;
- os sete castelos amarelos representam os castelos tornados aos mouros por D. Afonso III.

Como é bom acampar!



No seguimento dos projectos da Ciência Viva e Alterações Climáticas, as turmas A2 e A7 tiveram a sorte de acampar na Quinta de Pentieiros. O professor Pedro acompanhou-nos e ajudou-nos bastante durante estes dois dias. Bem-haja ao professor Pedro, assim como a todos quantos tornaram possível este evento.
Foi fantástico!

Aula divertida!



As nossas aulas de Música são muito divertidas! O professor Jorge traz instrumentos musicais e exercícios divertidos para as nossas aulas. Todos participámos com entusiasmo!

Turma A7

Dia Mundial do Ambiente




Para assinalar esta data fomos para a biblioteca da escola e vimos um vídeo sobre a água, assim como um Power-Point sobre alterações climáticas e suas consequências. Em seguida, pintámos um mega banner sobre o ambiente e afixámo-lo no corrimão da escadaria. Ficou muito bonito!

Uma tarde para sempre recordar!


Neste dia fomos às comemorações da Feira do Livro, promovida pela Câmara Municipal. Foi uma actividade muito divertida. Além da visita à feira, passámos pelos ateliers de pintura, jogos, balões, insufláveis e pelo palco para o hip-hop.

Agradecemos a todos quantos nos proporcionaram estes momentos.

Reciclar com Arte


Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente e sensibilizar os mais pequenos para a importância da recuperação de resíduos, todos participaram na exposição criando o seu brinquedo.
A originalidade e a criatividade esteve aos olhos de todos. Por isso, muitos parabéns!

Dia Mundial da Criança




Criança, tu és o conforto
Criança, tu és o amor.
Tu, que tens alegria nos teus olhos
E que aos outros ofereces amizade;
Tu, que caminhas
Sem maus pensamentos
E que amas
Sem rodeios Vem ...!
Vem comigo.
Dá-me a tua mão.
Criança,
Tu és o símbolo
Do amor
Da paz
E da liberdade.
Tu és o fruto
Da inocência
E da pureza.
Criança
Ajuda-nos a construir
Um mundo bom,
Como tu
Estrela brilhante!

(Poema de Paula Perna)