RSS

Os nossos livros...


Se bem se lembram no passado mês de Dezembro participámos na Exposição de Presépios do Município de Ponte de Lima. E como mérito pela nossa participação, hoje entregaram-nos livros fantásticos para a nossa biblioteca.
É bom participar!
Turmas A2 e A7

Dêmos as mãos pelo planeta...




Os alunos do 5.º ano da E. B. 2,3 passaram pela nossa sala para falar sobre o projecto "Escola Electrão".

Gostámos de os ouvir e aprendemos coisas novas para bem do nosso ambiente. O Gabriel disse que participava com um frigorífico e os nossas colegas ficaram felizes. Apelamos a todos para a participação neste projecto (4 a 11 de Fevereiro), entregando os seus electrodomésticos velhos. Obrigada aos nossos colegas pela mensagem que nos deixaram, autocolantes e materiais. Vamos também nós dar as mãos pelo bem de todos!

Turma A7

Era uma vez um rei...


Se queres saber um pouco mais sobre a história dos reis de Portugal, clica no seguinte endereço e verás as histórias fantásticas que podes ler e ouvir. Experimenta!

O Clube de Ciências veio à nossa sala!

Turma A7

Tudo mexe nesta aula...


É muito divertida a aula de Educação Física com a nossa professora Sara! Tudo mexe sem parar. Estes são os meninos pequeninos do 1.º ano. Vejam que habilidosos...

Turma A1

O nosso contributo para a história...


Para dar seguimento à história iniciada na Biblioteca Municipal, a nossa turma deu o seu contributo ao continuá-la. Lemos todas as histórias criadas pelas diferentes escolas e escrevemos a nossa. Gostámos deste desafio...
Turma A7

A dissolução em experiência



A nossa turma fez várias experiências sobre a dissolução. Foi uma aula muito interessante porque aprendemos novos termos e chegámos a conclusões, a partir de factos.

Turma A2

A"Ciência" vista pelos pequenos...


Hoje fizemos um desenho sobre as nossas experiências para a "Ciência Viva". Todos deram o seu melhor e, no final, tivemos de escolher apenas um. Escolhemos o trabalho do Rafael Pereira. Está muito bonito, parabéns Rafael!
Turma A7

De velho se faz útil...


Visitámos o Arquivo Municipal e ficámos encantados com tudo quanto lá pudemos observar. Fomos recebidos pela D. Eduarda, que nos explicou muito bem o que acontece aos livros que lá chegam. Há alguns em muito mau estado e são tratados com todo o carinho e recuperados, sempre que possível.

Adorámos a ida ao depósito e ver livros em pergaminho, couro, etc. Fizemos uma actividades muito engraçada em que cada um nós foi rei/rainha por alguns minutos e "ditámos" para o "povo" o que gostaríamos que houvesse de bom em Ponte de Lima e o que não houvesse.

Parabéns à D. Eduarda pelo carinho com que nos recebeu!

A visita à biblioteca


Nós fomos à Biblioteca Municipal. Lá consultámos muitos livros e vimos um teatro de fantoches. Foi muito engraçado. Gostámos muito desta visita.
Turma A2


O Lagoa mais colorido


O nosso peixinho vive muito feliz porque estamos a pintar uma tela para colocar junto do seu aquário. Assim ele poderá viver mais perto do "mar"...
Turma A7

É divertido fazer experiências!




Estamos a fazer experiência com a nossa professora. Adoramos estas aulas! É engraçado confrontar as nossas ideias prévias com o que se passa na realidade. Às vezes o que pensamos nada tem a ver com a realidade...

Durante a semana fizemos experiências sobre a influência da agitação e da temperatura na dissolução de materiais. Hoje, como motivação, a professora distribuiu sumo em pó e verificámos que num dado volume de água não se pode dissolver qualquer quantidade de um material. A professora Patrícia também esteve presente e ajudou-nos na experiência. Foi divertido o jogo da dissolução das moléculas de açúcar em água. Até nos sentimos pequenos cientistas a manusear materiais de laboratório!

Turma A7

Continuando o nosso projecto da Ciência Viva...


Hoje demos continuidade ao nosso projecto. Consultámos enciclopédias e fizemos fichas sobre rochas, planetas... Foi muito interessante esta actividade. Além da nossa professora, também o professor Pedro nos acompanhou. Ficámos contentes porque ele prontificou-se a acompanhar-nos às Lagoas, nas próximas visitas!
Turma A7

"Alterações climáticas" na Tecnilima

Continuando o nosso projecto, fomos à Tecnilima. Aprendemos muito sobre energias! As fotografias bem o comprovam! Foi muito útil esta visita que nos ensinou a cuidar melhor do ambiente.
Turma A2

Uma medalha para a Turma A7




Hoje houve o corta mato na nossa escola. Os alunos das turmas do 4.º ano participaram neste desafio em conjunto com os do 5.º ano. Com grande mérito, a Céline da nossa turma conseguiu o 3.º lugar, tendo sido premiada com uma linda medalha, no grupo feminino.
Parabéns Céline! Todos estamos muito orgulhosos.

Para saber mais..

A Neve chegou à Escola!




Com a estação do Inverno, o frio aperta de dia para dia, mas hoje houve uma grande surpresa: a neve visitou a escola.

Branquinha de flocos bem fofos beijava-nos a face enquanto nos divertíamos e a apreciávamos.

E para que este dia não fosse esquecido, e já que a neve não era suficiente para construir um verdadeiro boneco de neve, resolvemos ser criativos.

Vejam como ficou bonito!

A neve começou mas...


Foi este o lindo cenário que presenciámos e que tanto gostámos! Só foi pena que a neve não continuasse por mais algumas horas...

Dia de Reis


Hoje celebra-se o Dia de Reis.

Este dia assinala a data em que os três Reis Magos - Gaspar, Belchior e Baltasar - foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus.
Deram-lhe ouro, incenso e mirra.

Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar os presentes de Natal às crianças neste dia.

O Lagoa regressa feliz...


Hoje é o nosso primeiro dia de aulas de 2009. Já estávamos com muitas saudades dos professores, colegas, mas especialmente do nosso peixinho!

Ele regressa da casa da nossa professora Ana mais robustro, mais brilhante e mais feliz. Está preparado para enfrentar um novo desafio!