RSS

A Amendoeira

As amendoeiras (Prunus dulcis), famosas pela sua beleza em floração, são características na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e também no Algarve. São árvores de folha caduca e pertencem à família Rosaceae.

É uma espécie tipicamente mediterrânica, de clima quente e seco na Primavera, que resiste bem à secura, ao calcário e ao P.H. elevado. As flores são hermafroditas, mas no entanto apresentam auto-incompatibilidade, o que obriga à polinização cruzada. Ou seja, o pólen de uma flor poliniza o estigma de outra flor, mas podem ser ambas flores da mesma árvore. Portanto, não é obrigatória a presença de duas árvores para ocorrer a polinização e posterior frutificação.

Os agentes de polinização podem ser, o vento, os pássaros ou os insectos. No caso da Amendoeira, a polinização é entomófila.

Apesar da grande maioria não o ser, existem cultivares auto-férteis. A Amendoeira demora entre 2 a 3 anos a entrar em produção (dar frutos) e a época de colheita situa-se entre Agosto e Outubro, variando com a localização e as cultivares.

Páscoa Feliz!


Os alunos e Professoras da Escola Básica do 1.º Ciclo de Sandiães desejam-te uma Páscoa Feliz!

Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta

21 de Março

Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta



A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

19 de Março - Dia do Pai





Porque o pai é alguém muito especial e muito querido quisemos presenteá-lo com um amoroso postal. Como ficou bonito o nosso postal realizado no programa Microsoft Publisher!

Análise do P.H. do Composto





Na nossa visita à quinta de Pentieiros aprendemos que a terra tem P.H. Além disso, ensinaram-nos a medir o P.H do nosso composto, a temperatura, a humidade e a virá-lo.
Ora observem com atenção!

Visita à Quinta de Pentieiros


Hoje fomos a Pentieiros dar continuidade ao nosso projecto da compostagem.
Aproveitámos para levar a prenda da nossa Princesa e ficámos tristes porque já não estavam lá os leitões. O Sr. Engenheiro disse-nos que estavam noutro local.
Depois fomos até à casa dos desafios e a Sra. Engenheira contou-nos uma notícia maravilhosa: a visita ao aterro sanitário! Ficamos muito contentes, radiantes!
Aprendemos que a terra tem P.H e fomos medir o P.H do nosso composto, a temperatura, a humidade e virámo-lo.
Foi muito interessante esta visita que fizemos a Pentieiros.

O conto "A Floresta"


"A Floresta" conta-nos a história de Isabel, uma menina de 11 anos que realiza o sonho de se encontrar com um anão e que percebe que, afinal, o espaço onde habitualmente brinca, a floresta, guarda segredos tão grandes como o da actividade de um bando de salteadores e de um tesouro construído com o Mal que se transforma em Bem. Isabel percebe também, com Cláudio, o professor de Música que é também poeta, e com o próprio anão, o veneno que pode ser a riqueza ou o dinheiro.
É, sem dúvida, um memorável lugar em que o maravilhoso e o equilíbrio imperam.

«As altas copas das árvores formavam uma abóboda verde. Os troncos das bétulas desenhavam na verdura as suas manchas brancas. Não se ouvia voz nem passo humano. As folhas caíam rodopiando devagar em largos círculos e pousavam quase sem ruído na macieza do chão. Aqui e além estalavam ramos secos. Aqui e além um pássaro cantava. Ervas trémulas dançavam à menor brisa. No ar pairava um perfume de maçã de Outono.
A água clara da fonte cantava ao cair de pedra em pedra. Era a mesma fonte onde tanta vez tinham bebido os caçadores estouvados, os bandidos terríveis e os sábios anões tão alegres e tão sisudos.»
In: "A Floresta" de Sophia de Mello Breyner Andresen

Direitos do Animais


Por causa dos animais serem tão maltratados decidiu-se criar, a 27 de Janeiro de 1978 a «Declaração Universal dos Direitos dos Animais».
Serve para defender os seus direitos, que mesmo assim muitas vezes são esquecidos.

Artigo 1:
Todos os animais nascem iguais perante da vida, e têm o mesmo direito à existência.

Artigo 2:
a) Cada animal tem direito ao respeito.
b) O Homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência ao serviço de outros animais.
c) Cada animal tem direito à consideração, ao cuidado e à protecção do Homem.

Artigo 3:
a) Nenhum animal será submetido a maus tratos e a actos cruéis.
b) Se a morte de um animal é necessária, ela deve ser instantânea, sem dor ou angústia.

Artigo 4:
a) Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de se reproduzir.
b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5:
a) Cada animal pertencente a uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do Homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias de sua espécie.
b) Toda a modificação imposta pelo Homem para fins mercantis é contrária a esse direito.

Artigo 6:
a) Cada animal que o Homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
b) O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7:
Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação de tempo e intensidade de trabalho, e a uma alimentação adequada e ao repouso.

Artigo 8:
a) A experimentação animal que implica sofrimento físico é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.
b) Técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9:
Todo o animal criado para servir de alimentação deve ser nutrido, alojado, transportado e abatido, sem que para ele haja ansiedade, desconforto ou dor.

Artigo 10:
Nenhum animal deve ser usado para divertimento do Homem. A exibição dos animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11:
O acto que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.

Artigo 12:
a) Cada acto que leve à morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
b) O aniquilamento e a destruição do meio ambiente natural levam ao genocídio.

Artigo 13:
a) O animal morto deve ser tratado com respeito.
b) As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos dos animais.

Artigo 14:
a) As associações de protecção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
b) Os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos dos homens.


In: Junior

Os bebés da Princesa


A nossa Princesa está uma senhora e é uma mamã extremosa. Estes são os seus bebés: uns leitõezinhos gordinhos e cheios de mimo.

A nossa hortinha





Esta é a nossa hortinha: tão pequenina, tão delicada, mas cheia de vontade de crescer. Neste momento as plantações ainda são poucas. Os tremoços começam a germinar e as restantes plantinhas espreitam, espevitadas, à procura do sol quente.
Agora, em Março, semeiam-se as sementinhas e em breve poderão acompanhar o seu crescimento.
Pedimos sol, muito sol, mas também chuva, porque sem aquelas gotinhas a nossa horta ficará triste e fraca.
Até breve!

Dia de Ponte de Lima


“Em nome de Deus e da indivisa Trindade, eu a Rainha D. Teresa, filha do Rei Afonso, saúdo-vos no Senhor. Hei por bem fazer vila o supramencionado lugar de Ponte, e aí faço couto, e assim o decreto e quero que isto tenha a força e firmeza para todo o sempre desde hoje, 4 de Março da era de 1163 (ano de Cristo 1125).”

Foral de Ponte de Lima, D. Teresa, 1125


Hino de Ponte de Lima

(Ilha dos Amores)



Nasci à beira do Rio Lima,

Rio saudoso, todo cristal,

Daí a angústia que me vitima,

Daí deriva todo o meu mal.



É que nas terras que tenho visto

Por toda a parte por onde andei

Nunca achei nada mais imprevisto,

Terra mais linda nunca encontrei.


São águas claras sempre cantando,

Verdes colinas, alvor de areia,

Brancas ermidas, fontes chorando

Na tremulina da lua cheia.


Oh meus amigos, quando eu morrer,

Levai meu corpo despedaçado.

Na minha terra, já sem sofrer,

Dormir eu quero mais descansado


Belos domingos os das aldeias,

Manhãs serenas, que alegria,

Um Deus amável até as feias

Leva cantando à romaria!


Danças alegres há pelas eiras

Cantigas tristes pelas quebradas,

Capelas brilham entre roseiras,

As flores sorriem às namoradas.


Rindo e sonhando, passam as horas

Pelos outeiros do meu lugar

Lábios risonhos tintos de amoras,

Bocas vermelhas sempre a cantar...


Versos de António Feijó

Música de Amílcar Morais

Afinal, quem é a Princesa?


A Princesa é a nossa afilhada porquinha que mora na Quinta de Pentieiros, perto da Vila de Ponte de Lima.

O porco é um animal muito simpático. Quando bebé chama-se leitãozinho e porco quando é crescido. Tem quatro patas, um focinho arredondado, um pelinho curto e uma cauda curta e enrolada.

Sempre que tem fome guincha e chia. Alimenta-se de leite, quando bebé, e de grande alimenta-se, principalmente, de verduras, legumes e grãos.

A sua casa chama-se chiqueiro.